Para que servem os especialistas? Uma avaliação da campanha da Seara

Para que servem os especialistas? Uma avaliação da campanha da Seara

Ao ver as notícias nesta manhã de sexta (07 de novembro), li no MM Online sobre a mobilização dos internautas com críticas ao comercial da marca Seara para a sua linha de lasanhas congeladas, protagonizado pela apresentadora global Fátima Bernardes e pelo chef italiano Cesare Giaccone, intitulado como “especialista em lasanha”. Como este filme também me incomodou quando eu o assisti na TV, decidi expressar minha avaliação ao trabalho realizado pela WMcCann e anunciante.

Fato é que o uso de experts em campanhas publicitárias a fim de endossar a qualidade dos produtos anunciados é um recurso antigo no marketing e muito utilizado. O mercado de beleza, por exemplo, tem longa parceria com cabeleireiros que confirmam a performance das formulações. Exemplos recentes são Seda e Tressemé – ambas marcas da Unilever. Nestes casos, é interessante que a comunicação consiga transmitir a existência de envolvimento entre o expert e o produto/marca anunciado.    
Especificamente no caso da Seara, o chef italiano Cesare Giaccone pode ser visto como um simples coadjuvante no comercial: fica sentado à mesa e diz apenas um “buona” (boa) com sinal de aprovação à lasanha. A própria resposta da agência WMcCann, publicada no MM Online, diz que  “Cesare aprova a lasanha Seara, o que ele atesta ao dizer buona (boa) após prová-la“. O mesmo esclarecimento diz que “O Cesare Giaccone é um chef de cozinha para lá de idiossincrático, reconhecido por seu brilhantismo, alto nível de exigência e temperamento intenso“. Mas, por que estas qualidades não foram exploradas no comercial? Tudo que o expert faz é dizer uma única frase, uma única palavra, sentado à mesa enquanto Fátima Bernardes diz todo o texto quase sem fôlego ao final. Cadê a interação do expert com o produto? Ela se resume a uma simples e pequena garfada?  
  
Hoje em dia, neste mundo conectado, não adianta marcas e agências selecionarem especialistas pura e simplesmente, pois os consumidores vão em busca de mais informações, especialmente quando são pessoas que não conhecem. Soma-se a isso que o comercial em si, em minha avaliação, tem os seus problemas de execução. Os internautas criticam que o chef não serve lasanha em seu restaurante, derrubando o argumento principal do comercial. Neste caso, o profissional poderia ser considerado apenas um chef italiano – os quais temos no Brasil, nem precisaria importar. Diria que a Seara sairia ganhando se tivesse ido buscar uma mama italiana no bairro do Bixiga, em São Paulo, com toda a sua energia culinária e expertise em massas e molhos saborosos. Proporcionaria mais vida e incentivaria o desejo de comer a lasanha da marca. Em tempo, também me considero uma expert em lasanha congelada! Como este tipo de produto de duas a três vezes por mês – Perdigão (antes de sair do mercado por causa da fusão da criação da BRF), Sadia, Massa Leve, Qualitá e Seara fazem parte da minha rotina.         

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *