FEBRABAN e Instituto Akatu lançam app sobre consumo de alimentos e nutrição

FEBRABAN e Instituto Akatu lançam app sobre consumo de alimentos e nutrição

Um terço dos alimentos comprados pelas famílias vai direto para o lixo. Esta estatística mostra na prática o resultado do desperdício. E, para estimular a população a consumir com consciência, a Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN e o Instituto Akatu acabam de lançar o aplicativo “Nossa Alimentação”. A ferramenta é gratuita e já está disponível para download no Google Play em aparelhos smartphones na versão Android. Versátil, o app permite fazer lista de compras, avaliar benefícios nutricionais dos alimentos, acompanhar as despesas do mês e estimular uma alimentação saudável.
A partir da  criação de listas de compras, o usuário pode incluir os alimentos que comprará no mês com as devidas quantidades e ainda citar os valores exatos que foram pagos no supermercado. Ao clicar nos alimentos da lista, é possível verificar as informações nutricionais dos mantimentos comprados bem como reutilizar as informações da lista no mês seguinte, o que permitirá ao consumidor um acompanhamento mais efetivo dos preços no período, bem como avaliar a variação de valores em itens específicos.
O app também irá oferecer dicas práticas para uma alimentação mais saudável. Haverá ainda um game batizado de “Jogo come bem”, que estimula os participantes a cortar os alimentos prejudiciais à saúde, como lanches e frituras e a manter os alimentos saudáveis, como frutas e legumes. No jogo ainda é possível conectar o aplicativo ao Facebook, desta forma, o participante poderá visualizar o ranking de amigos também conectados na rede social.

O aplicativo é o terceiro da série sobre consumo consciente lançado pela Federação este ano em parceria com o Instituto Akatu. As demais ferramentas abordam o consumo eficiente de recursos naturais como a água e a energia, ambos disponíveis no Google Play podem ser localizados com o nome: “Nossa Água” e “Nossa Energia”.
“Planejar as compras além de impacto direto na economia doméstica, tem impacto positivo também no meio ambiente. Ao evitar o desperdício de alimentos, cada pessoa deixa de descartar toda a água, energia e outros recursos naturais que são utilizados para a sua produção”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu. 

Baixe o app Nossa Alimentação:

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *