Pesquisa analisa o fenômeno da “segunda tela” das mídias sociais no Super Bowl

Pesquisa analisa o fenômeno da “segunda tela” das mídias sociais no Super Bowl

O Super Bowl, marcado para o dia 01/02, é um dos eventos esportivos mais importantes do mundo e, em 2015, será disputada  entre os New England Patriots e Seattle Seahawks. São anúncios e muitas ações de marketing e relações públicas nas redes sociais, que movimentam milhões de dólares. Entretanto, o fortalecimento do fenômeno de “segundas telas” de mídias sociais vem confirmar que até mesmo o anúncio comercial mais caro e repleto de celebridades e filhotes de cães e gatos não é suficiente. Se as marcas não estiverem criando conteúdo móvel que se traduza em compartilhamentos em tempo real nas mídias sociais, seus esforços para o Super Bolw podem ser insuficientes, especialmente entre os mais jovens.

De acordo com uma pesquisa realizada pela  Salesforce Marketing Cloud, um número recorde de espectadores irá ter um smartphone nas mãos para acompanhar atualizações nas mídias sociais, fazendo dessa “segunda tela” um oponente de valor para a TV na transmissão do Super Bowl deste ano. Tudo isso vai adicionar outros dispositivos com telas, como smartphones, laptops e tablets, para uso no acompanhamento do evento, e mais impressões sobre marcas e oportunidades para engajamento. A empresa conversou com mais de 400 consumidores nos Estados Unidos. Confira os principais resultados:

1. 66% dos telespectadores do Super Bowl vão usar o Facebook enquanto assistem à partida, o que torna esta e mídia social número 1 durante o jogo.

2. Twitter, Instagram e Snapchat, respectivamente, estarão em seguida como os canais de mídia social mais populares em uso durante o Super Bowl.

3. 11% dos telespectadores do Super Bowl vão usar o Snapchat enquanto assistem à partida. Essa estatística, somada ao Discover, novo recurso do aplicativo que permite que as empresas publiquem seu próprio conteúdo, torna o Snapchat uma opção crescentemente atraente para as marcas.
4. 55% dos telespectadores homens vão usar o Facebook durante o Super Bowl, e 68% vão acessar o Twitter. Entre as mulheres, 78% vão utilizar o Facebook, e 45% vão usar o Twitter.
5. 43% dos telespectadores do Super Bowl com idades entre 18 e 24 anos vão usar o Snapchat durante o jogo, contra 11% do número total.
6.Os telespectadores jovens (18 a 24 anos) preferem o Twitter ao Facebook para fazer check-ins em mídias sociais sobre o Super Bowl: 83% vão usar o Twitter durante o jogo, contra 66% que vão acessar o Facebook.
7. Os telespectadores mais velhos preferem usar o Facebook ao Twitter durante o jogo. 76% da faixa entre 35 e 44 anos vão acessar o Facebook enquanto assistem à partida, contra 54% que vão utilizar o Twitter. Similarmente, 71% daqueles com 45 a 54 anos vão acessar o 
Facebook, contra 54% que preferem o Twitter.
8. 61% dos telespectadores do Super Bowl irão usar um smartphone enquanto assistem ao Super Bowl. Esse número se correlaciona com os dados do Relatório de Comportamento sobre o Uso de Dispositivos Móveis de 2014 da Salesforce Marketing Cloud, que revelou que 70% dos consumidores usam um dispositivo pelo menos uma vez por dia enquanto assistem TV. Similarmente, dados do Google mostram que 77% dos telespectadores assistem TV acompanhados de um laptop, celular ou tablet.
9. 24% dos telespectadores do Super Bowl vão usar um tablet como “segunda tela”, enquanto 20% planejam usar seus laptops.
10. 72% dos telespectadores do Super Bowl com idade entre 18 e 24 anos vão assistir o jogo com um smartphone nas mãos. Essa taxa é de 70% daqueles entre 25 e 34 anos, em comparação a 62% daqueles com 35 a 44 anos e a 47% do público entre 45 e 54 anos.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *