Jornalista Rosenildo Ferreira lança livro “Histórias Inspiradoras”, que une empreendedorismo e sustentabilidade

Jornalista Rosenildo Ferreira lança livro “Histórias Inspiradoras”, que une empreendedorismo e sustentabilidade

Ao longo de quase 30 anos de carreira no jornalismo,  Rosenildo Ferreira descobriu  que o que lhe dá satisfação na profissão é a possibilidade de contar histórias de personagens inspiradoras. Foi com isso em mente que o profissional escreveu o livro Histórias Inspiradoras”, que será lançado oficialmente no dia 21 de outubro, num evento na Livraria da Vila, no shopping JK Iguatemi, em São Paulo. 
O projeto do livro nasceu em 2014 como um produto editorial do portal de notícias 1 Papo Retouma plataforma de mídia dedicada à promoção do debate da sustentabilidade e do empreendedorismo, que reúne universitários, profissionais liberais, empreendedores sociais, trabalhadores de empresas públicas e privadas e microempresários. 

“Inicialmente, selecionei 50 homens e mulheres que teriam seus perfis submetidos ao Prêmio Empreendedor Sustentável 2015. Mas,  no  decorrer do levantamento dos casos e da realização das entrevistas (pessoalmente, por telefone e por email) fui descobrindo que tinha um material rico em mãos. Um conjunto de histórias capazes de inspirar atitudes inovadoras em diversas áreas. Do convívio social, na árida metrópole, à desassistida vida no campo. Foi a partir desta constatação que decidi escrever o livro”, explica Rosenildo.

As histórias estão agrupadas em duas partes. Na primeira, o jornalista faz um mergulho na gênese do trabalho de sete empreendedores, baseados em cidades de Norte a Sul do Brasil: Manaus (AM), Pentecoste (CE), Rio de Janeiro, São Paulo, Ubatuba (SP), Maringá (PR) e Porto Alegre (RS). “Optei por fazer uma imersão em seu dia a dia e no efeito gerado por seu trabalho, pois são brasileiros que sintetizam o inconformismo presente no espírito de todos os 50 empreendedores que aparecem no livro”.

Para encontrá-los, Rosenildo viajou de carro, de avião, de barco e de bike. “Percorri sete mil quilômetros, entre março e agosto de 2014. Dormi em hotel de luxo, numa pousada charmosa à beira do rio Negro, em hotel de “quinta categoria” ao lado do aeroporto… Perdi o horário do voo, paguei duas vezes pela mesma passagem aérea, almocei em lanchonete de beira de estrada, em restaurante de luxo… Resumindo: diverti-me bastante e conheci pessoas acolhedoras, cheias de energia e disposição para trabalhar duro”.

Na segunda parte do livro, o autor apresenta os 43 perfis restantes no formato resumido, obedecendo ao espírito do projeto original do Prêmio Empreendedor Sustentável 2015. O material foi agrupado em três blocos: Ativistas, Intuitivos e Tecnológicos, para facilitar o manuseio e a consulta no dia a dia. “Creio que ficará, em muitos casos, um gostinho de “quero mais”. Tomara que sim. Até porque, a ideia é instigar o leitor a usar algumas destas narrativas como fonte de inspiração para a sua vida e para os seus negócios”, finaliza.
Nascido no Rio de Janeiro, Rosenildo Gomes Ferreira possui uma ampla experiência na área. Atuou nas redações do Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Correio Braziliense e O Estado de S. Paulo. Em 2014, foi eleito um dos “100 + Admirados Jornalistas Brasileiros”. Foi editor-assistente de negócios e colunista de sustentabilidade da revista IstoÉ DINHEIRO, cargo do qual se desligou recentemente (outubro/2015) .

O jornalista é integrante do Conselho Consultivo da Afrobras/Faculdade Zumbi dos Palmares e atua, há 11 anos, como professor-voluntário de atualidades, ética e direitos humanos no Cursinho Pré-Vestibular Griot XX de Novembro, na comunidade São Remo, em São Paulo.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Histórias Inspiradoras – Autor: Rosenildo Ferreira
Editora: BATE PAPO livros e Editora Universidade Zumbi dos Palmares
Número de páginas: 205
Preço sugerido: R$ 35

Compartilhar esse artigo

Comentários (2)

  • Unknown Responder

    Bom ver que tem gente conectada com a nova economia que vem por aí – mais colaborativa, mais sustentável -, o que nos dá esperança de que dias melhores virão. Não apenas com os empreendedores e suas histórias inspiradores, mas também com os contadores dessas vitórias – como Rosenildo, que não se deixa abater pelo aparente caos que nos rodeia.

    19 de outubro de 2015 at 14:26
  • Chris Santos - Glamour e Felicidade / Reflexões do Dia Responder

    Obrigada Carlos Vieira pela seu comentário. Uma sociedade mais colaborativa é um grande sonho para o presente e os dias que virão.

    19 de novembro de 2015 at 06:09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *