Jornalista Wilson Weigl fala sobre seu site Homem No Espelho

Jornalista Wilson Weigl fala sobre seu site Homem No Espelho

Redações cada vez mais enxutas, com as editoras readequando-se à nova realidade do mundo digital, trouxeram muitas mudanças no universo da mídia, com vários jornalistas se transformando em empreendedores da comunicação na web.  

Wilson Weigl
Por isso, o blog Marketing,  Comunicação e Consumo planeja apresentar diferentes iniciativas no segmento. Dessa vez, o foco deste post é o jornalista Wilson Weigl, que já trabalhou na Marie Claire, Crescer, Bons Fluidos, Men’s Health e GQ, entre outros títulos.  O jornalista, que nos últimos anos tem se dedicado aos temas de fitness, saúde e cuidados pessoais para homens, nos conta sobre sua atual trajetória profissional, na qual se destaca o site Homem no Espelho
  
Como e quando surgiu a ideia de lançar os blogs? Pode descrever o perfil de cada um deles?
Criei o blog High Level News, dedicado a fitness, saúde e cuidados pessoais para homens, em 2013, quando saí da revista masculina GQ (editora Globo-Condenast). Foi uma escolha natural, já que acabei me especializando nesses temas nos últimos 8 anos, incluindo também minha passagem pela revista Men´s Health (editora Abril). Em pouco tempo, porém, tive de abrir o leque para incluir matérias que fossem interessantes para ambos os sexos (como dieta, por exemplo), já que as mulheres começavam a empatar com os homens em termos de audiência.  

Em outubro de 2014 resolvi criar o site Homem No Espelho, voltado exclusivamente a grooming: cuidados masculinos com barba, cabelo, rosto, corpo, perfume. Alguns meses depois, porém, percebi que era inviável administrar os dois com o nível que eu queria. Acabei “congelando” o blog de fitness e dieta, por acreditar também que essa é uma área extremamente competitiva, onde já tem muita gente bacana com milhões de seguidores. O High Level News está momentaneamente parado, enquanto me dedico 100% ao Homem No Espelho, que vem crescendo muito.
Como é sua rotina para administrar o site Homem no Espelho?
Gerenciar um blog/site com credibilidade e qualidade é uma tarefa árdua, ao contrário do que muita gente pensa, que basta só sentar e escrever. Então, além de entrevistar especialistas, escrever textos, editar fotos, você ainda precisa estar 100% presente nas redes sociais e gerenciar as diversas ferramentas de análise de dados. Em julho, começamos a trabalhar a parte comercial do site, como anúncios e parcerias, e a demanda aumentou.
Em quais redes sociais o Homem no Espelho s está presente?
Hoje, o Homem No Espelho está no Facebook, Instagram, Google+, Pinterest, Twitter e Snapchat, inclusive com notícias rápidas que não estão no site. Recentemente criamos o canal no YouTube, com vídeos tutoriais sobre cuidados com cabelo, barba, depilação etc.

Quais são os planos para os próximos meses?
Um site ou blog é um veículo dinâmico, que precisa se adaptar o tempo todo a um cenário em permanente transformação. Assim, o desafio é estar sempre renovando. A meta principal, agora que o site atingiu um patamar significativo de audiência, porém, é trabalhar fortemente a área comercial.

Quais os principais aprendizados nesse começo de carreira como empreendedor no mercado de comunicação?
O primeiro grande desafio na minha migração do universo das revistas de papel para a área digital foi aprender a parte técnica, plugins, widgets… Depois, procurar estar sempre antenado, não apenas a todas as novidades relativas aos assuntos abordados, como também aos rumos da comunicação da era digital. Hoje, tudo muda em uma velocidade incrível e é preciso sempre estar reformulando e revendo ideias e conceitos.

Quais as dicas que pode dar para os jornalistas em começo de carreira ou para os estudantes de jornalismo?
Acho que o fundamental é ler, ler, ler muito. Livro, revista, jornal, site, blog, bula de remédio. Hoje, a informação está muito espalhada e você tem de aprender a juntar os pedacinhos dispersos para conseguir montar o quadro geral. Outro ponto é ter noção de que não basta escrever. É preciso escrever o que as pessoas querem e sentem necessidade de ler. Não há futuro para nenhum veículo, seja revista ou blog, que não fale a língua de seu público.

Conte-nos um pouco sobre sua formação e carreira.
Fiz duas faculdades. Primeiro me formei em Editoração na Anhembi-Morumbi e alguns anos depois cursei Jornalismo na Cásper Líbero. Trabalhei como editor contratado em Marie Claire, Crescer, Bons Fluidos, Men’s Health e GQ e outras. Nos intervalos colaborei com uma infinidade de revistas, como Boa Forma, Pequenas Empresas Grandes negócios, VIP, Status, Superinteressante. Aliás, tantas que não dá para listar. O fato de todos esses veículos terem um alto nível de exigência se revelou incrivelmente positivo para o desenvolvimento dos blogs. Porque adquiri ao longo dos anos uma cobrança interna que me motiva sempre a buscar a informação mais atual, a escolher a melhor foto, nem que tudo isso demande tempo e paciência. No final, essa postura reflete em conseguir respeito e credibilidade no mercado.

Pensando em entrevistas e matérias, quais foram as mais marcantes em sua carreira?

Em meio a tantos empregos e frilas, fica difícil ressaltar este ou aquele. Mas um dado curioso da minha carreira é muitas vezes ter estado envolvido em lançamentos ou reformulações de títulos e, também, na entrada de revistas internacionais no Brasil. Participei do lançamento de Marie Claire, Crescer e GQ, entrei no número 10 de Men´s Health e assim vai. Ano passado, mesmo não estando mais em GQ, ganhei o Prêmio Editora Globo de Jornalismo na categoria “Saúde & Bem-estar” com a reportagem “A Reconstrução do Homem”, sobre as mudanças do comportamento masculino em relação a tratamentos, plásticas e consumo de cosméticos.

Aproveite e leia aqui no blog sobre a Revista Fit, projeto da jornalista Diana Cortez

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *