Conheça o site Mãe aos 40, da jornalista Aline Dini

Conheça o site Mãe aos 40, da jornalista Aline Dini


Carnaval já é coisa do passado e, agora, é hora de pegar firme em matérias exclusivas para o blog. A primeira de 2016 é essa entrevista com  Aline Dini, que está à frente do site Mãe aos 40, jornalista especializada em saúde, beleza e bem-estar.  Além disso, ela colabora com várias revistas femininas. Você vai gostar de conhecer um pouco mais sobre a Aline, jornalista formada pela  FACCAMP – Faculdade Campo Limpo Paulista, sua carreira e seu atual projeto profissional. Confira!
   
 – Em quais veículos de comunicação  já trabalhou?
Trabalhei um ano em jornais locais e produtoras de Jundiaí (SP). Depois, foram mais 4 anos no escritório de comunicação Só Matéria, das jornalistas Simone Ota e Shamia Salem, onde produzíamos matérias para revistas femininas e customizadas, entre elas Claudia, Cosmopolitan, Estilo, Boa Forma, ELLE, W (do Studio W), Opaque Magazine, e em sites, como UOL e Atmosfera Feminina (Sanofi Aventis). Por último, fiquei mais um ano e meio na revista Shape Brasil, na qual cuidei das editorias de beleza e moda. Já nesse período, eu cuidava, paralelamente, do site Mãe aos 40, que é um projeto meu voltado para mulheres que querem ou já são mães na maturidade.
– Como surgiu a ideia de lançar o site Mãe aos 40? 
O site surgiu numa época em que eu entrevistava muitos médicos e percebi que queria fazer algo próprio para poder aproveitar ainda mais a oportunidade de estar em contato com profissionais tão bacanas. Quando o site surgiu, em 2013, inspirei-me nas amigas que engravidaram mais tarde, mas percebi que também havia interesse em entender melhor esse universo materno. Na época, o site foi pensado em conjunto com uma amiga jornalista porém, mais tarde, ela resolveu tocar outros projetos e, agora, está morando fora do país. 

– Qual é o conteúdo editorial do  site Mãe aos 40?
Procuro abordar o universo da maternidade em vários aspectos. Falo sobre a importância de manter a autoestima, sem abrir mão da beleza e das coisas boas da vida, porque, afinal, tem gente que pensa que porque a mulher “vira” mãe a vida dela deve ter só esse foco. E não é bem assim. Também falo muito sobre saúde, cuidado com os filhos e, claro, conto boas histórias de mulheres que engravidaram na maturidade. O tema da reprodução humana também é um assunto recorrente no site, pois nem todas as mulheres conseguem engravidar naturalmente nessa idade e a ciência está aí para ajudar. Eu estou aqui para transmitir informações.

 – Pensando em entrevistas e matérias, quais foram as mais marcantes em sua carreira?
Uma que não sai da minha cabeça foi sobre o trabalho dos Médicos Sem Fronteiras, em que entrevistei cinco profissionais e fui realmente tocada pelo trabalho deles. Fora isso, as matérias com personagens são sempre inspiradoras, pois colocam à prova o que você escreve. Gosto de ouvir histórias, sejam elas de pessoas que conseguiram emagrecer, engravidar, formar uma família, realizar um sonho… Enfim, cada um tem a sua meta na vida e eu adoro quando ouço esse tipo de história. Esse foi um dos motivos pelos quais criei o Mãe aos 40.
 – Tenho visto que ativa o site com eventos. Pode fale um pouco mais sobre essa ação? 
Já fiz parcerias com personal gestante e assessorias de maternidade, dando palestras em alguns eventos. Também fui convidada por um grande laboratório para falar sobre a maternidade na maturidade, seus desafios e emoções. Fiz tambpem um evento para blogueiras de maternidade para anunciar a retomada do Mãe aos 40 no início de 2015.
– Quais os principais aprendizados e desafios nesse começo de carreira como empreendedora no mercado de comunicação?
São muitos. Primeiro porque não basta pensar em pautas e conteúdo relevantes. Ter a cabeça apenas de jornalista é muito pouco. É preciso entender um pouco sobre SEO e estratégias na mídia digital. No início, ficava bem perdida porque vim do universo impresso, mas aos poucos fui adaptando a linguagem e me matriculei na Pós-Graduação em Gestão da Comunicação nas Mídias Digitais, no SENAC. Foi um passo muito importante para entender essa plataforma de maneira mais abrangente. Tem toda a parte de pensar em como gerar receita sem afetar o conteúdo, como precificar cada coisa dentro do site, como falar com as empresas… Já patinei bastante, mas a gente aprende com os erros também. Fora isso, têm alguns obstáculos do dia a dia mesmo. Por exemplo: sempre sou indagada sobre o fato de escrever sobre maternidade na maturidade mesmo sem ser mãe ou ter 40 anos. Explico que estou escrevendo para um site e não um blog, por isso, não são as experiências pessoais que contam. Claro que quando a gente vivencia uma situação pode falar com muito mais propriedade sobre ela, como está acontecendo agora que estou grávida e sei realmente quais são as dúvidas e anseios pelos quais uma gestante passa. Divido isso falando em primeira pessoa, porque expressa a minha opinião. No entanto, meu conteúdo sempre foi baseado em pesquisas, entrevistas com especialistas e proximidade com a leitora. E um grande trunfo para mim foi ter facilidade de transitar pelas melhores e maiores assessorias de comunicação do Brasil, além de ter conhecido profissionais incríveis, que são minhas fontes há anos. Sem essa credibilidade com certeza o caminho para trazer informações de qualidade no meu site seria muito mais longo e complicado.
– Em quais redes sociais o blog está presente?
Estamos presente no Facebook, Instagram, Youtube e G+. No entanto, somos mais ativos nas duas primeiras redes.
– Quais outras atividades tem realizado, além do blog?
Continuo escrevendo para algumas revistas femininas e customizadas, como Elle, Corpo e Opaque, respectivamente. Também faço posts para uma grande rede de perfumarias e atualizo sites de médicos.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *