Pinterest apresenta pesquisa de tendências globais voltada para o mercado de beleza

Pinterest apresenta pesquisa de tendências globais voltada para o mercado de beleza

O PINTEREST acaba de apresentar seu primeiro relatório internacional focado no mercado de beleza, criado para auxiliar as empresas parceiras da plataforma a tomar melhores decisões estratégicas de marketing. O estudo mostrou que, de acordo com os dados de 2015, os assuntos que mais interessaram aos usuários da plataforma são: cuidados com a pele, maquiagem, cabelos e unhas, respectivamente. Recentemente, assisti uma palestra sobre o Pinterest no evento Content Marketing 2016 e um dos pontos ressaltados é de que a plataforma não é uma rede social, apesar de seu conteúdo circular por estes canais.   

Com mais de 38,5 milhões de visitas únicas na categoria de Cabelo, maquiagem e beleza, o Pinterest é hoje a maior plataforma de beleza do mundo. Nele, as pessoas buscam por dicas e salvam ideias que gostariam de reproduzir em momentos do dia a dia ou ocasiões especiais. Por isso, a ferramenta pode servir como um bom termômetro para os departamentos de marketing e vendas das empresas do setor, já que além de mostrar as preferências dos usuários, deixa claro os itens mais desejados e como o consumidor pretende utilizá-los.


“Mensalmente no Brasil são realizadas mais de 350 mil buscas com a palavra beleza. Por isso, acreditamos que as marcas de maquiagem, cuidados com a pele e cabelos, devem ver no Pinterest uma oportunidade de atrair potenciais clientes no momento em que estão buscando inspiração para seus projetos diários e, desta forma, propensos a consumirem seus produtos”, explica Mariana Sensini, diretora de parcerias estratégicas do Pinterest no país. “Como o engajamento em torno da categoria de beleza continua a crescer entre os pinadores brasileiros, nós estamos focados em para ajudar as empresas do setor a entenderem como funciona o Pinterest e a conquistarem esse novo público.”
Confira alguns destaques de dados nacionais e globais da pesquisa:
·         No Brasil, o assunto mais buscado dentro da categoria de beleza é maquiagem, com mais de 650 mil pesquisas por mês.
·         As pesquisas por “cuidados com a pele” cresceram 40%, com relação ao ano anterior, já as de “cabelos” aumentaram 25%.
·         Metade dos usuários salva pelo menos uma ideia de cabelos no plataforma.
·         42% dos usuários já efetuaram uma compra de beleza após verem um Pin. As pessoas estão duas vezes mais propensas a comprar em uma loja física – inclusive, elas usam o app enquanto efetuam uma compra.


·   43 milhões de pessoas buscaram a palavra “cabelo” em 2015 e 670 milhões procuraram por termas relacionados a cabelos no mesmo ano.

·     Usuários buscando ou salvando ideias de cuidados com a pele são relativamente novos. 20% deles estão abaixo dos 18 anos e 51% entre 18 e 34.
·         Os usuários têm o costume de pesquisar a aplicação de sombras de acordo com a cor de seus olhos. Dentre os cinco termos mais utilizados estão: “sombras para olhos castanhos”, “sombras para olhos azuis” e “sombras para olhos verdes”.
·         Pinadores procuram pelo nome de marcas – especialmente para máscara, sombras, produtos para os lábios e bases – mas não buscam apenas pelas grandes empresas.
·         O número de homens usando a plataforma tem crescido bastante, na área de beleza, cortes de cabelo e cuidados com a pele lideram as pesquisas.
·         350 mil pesquisas são feitas no Brasil por mês, só na categoria de cabelo, maquiagem e beleza.
·         No mundo, a categoria de cabelo, maquiagem e beleza possui mais de 38,5 milhões de visitas únicas.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *