Pesquisa: Desinteresse dos eleitores e rejeição à Política tradicional marcam as Eleições 2016

Pesquisa: Desinteresse dos eleitores e rejeição à Política tradicional marcam as Eleições 2016

O interesse dos brasileiros pelas eleições municipais deste ano foi  muito baixo. Segundo os resultados do estudo Mapa Político 2016, da agência de pesquisa de mercado Hello Research, que entrevistou 1800 brasileiros antes do início das campanhas eleitorais, somente três em cada dez eleitores diziam que estavam interessados no processo ou que votariam mesmo não sendo obrigados. Em 2014, a média era de quatro a cada dez nas duas situações.  A preferência pelo presidente Lula também caiu: 



Já os partidos perderam ainda mais simpatizantes. Se em 2014, 64% dos eleitores não se identificavam com nenhuma sigla, agora são 71%. O PT é o partido com maior proporção de simpatizantes em todo Brasil, mas foi o que mais perdeu apoio: foi de 14% para 7% a proporção de eleitores que assumiram espontaneamente ter simpatia pelo partido.




O estudo Mapa Político 2016 também perguntou aos eleitores qual seria seu posicionamento político pessoal entre “esquerda”, “centro” e “direita”. Para o CEO da Hello Research, Davi Bertoncello “muitas pessoas poderiam esperar uma maior polarização dos brasileiros como consequência da Crise Política. Mas, o que os dados revelam, na verdade, é que houve um maior movimento de aversão à Política”.


Para Davi Bertoncello, CEO da Hello Research, os dados chamam a atenção para desilusão do brasileiro com a Política: “A crise não só prejudicou a imagem do PT e de suas lideranças, como também fez crescer ainda mais a parcela da população que rejeita os políticos, os partidos, o posicionamento político e o sistema político em si”.

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