Plano Nacional de IoT será divulgado na Futurecom

Plano Nacional de IoT será divulgado na Futurecom

A 19ª edição do Futurecom, maior evento de Telecomunicações, TI e Internet na América Latina que acontece de 2 a 5 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo, trará uma série de novidades, como um espaço de mais de 200 m2 dedicado às demonstrações de Internet das Coisas (IoT) em vários setores: Agricultura, Carros Conectados, Cidades Inteligentes, Varejo, Indústria 4.0, Saúde, entre outros.  A programação do congresso terá a primeira apresentação pública e para a imprensa do Plano Nacional de IoT, às 9h do dia 3 de outubro, quando o consórcio selecionado pelo MCTIC e o BNDES,  liderado pela consultoria McKinsey & Company – com a participação da Fundação CPqD e do escritório de advocacia Pereira Neto/Macedo – vai expor em detalhes as políticas, o plano de ação e as estratégias de implantação das tecnologias que vão conectar dispositivos e equipamentos. 

A IoT já é uma realidade em diversos países e mercados. Segundo o Gartner, 8,4 bilhões de dispositivos estarão conectados em todo o mundo até o fim deste ano e a previsão é chegar a 20,4 bilhões até 2020. Os dispositivos estão em todos os lugares – em casa, no carro, no escritório, no monitoramento da segurança pública e, quando conectados, colhem informações valiosas e estratégicas.

No Brasil, o mercado de IoT movimentou US$ 4,1 bilhões só em 2016, segundo estudo da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em parceria com a IDC. Atualmente, o Ministério de Ciências, Tecnologia, Inovação e Comunicação trabalha no Plano Nacional de Internet das Coisas que abrange três diretrizes: diagnóstico de IoT no Brasil, definição de setores prioritários e a formulação de ações e recomendações para agilizar a implementação da tecnologia no País.

Além do espaço dedicado à Internet das Coisas, o Futurecom contará com uma visitação guiada a alguns dos estandes que trarão novidades sobre o tema e sobre a tecnologia 5G, o que permitirá aos visitantes conhecer soluções com as quais ainda não estão familiarizados. Dentro da busca por inovação constante, o evento promoverá, também, o DemoDay Startup Session, uma sessão de Design Thinking Gratuita e o Hackathon “Streets 2.0”, em que as empresas terão a oportunidade de conhecer novos talentos e expandir possibilidades de atuação.



Já o Congresso Internacional permite o encontro e a troca de experiências e conhecimentos entre experts do ecossistema de TIC. Nesta 19ª edição, o tema “Inspiring Inovation” permeará não apenas o conteúdo dos painéis, mas também uma estrutura diferenciada com três auditórios abertos trazendo palestras, estudos de caso e workshops de livre acesso aos participantes do Futurecom; dois auditórios exclusivos para painéis de debate com discussões pertinentes ao setor e o auditório principal, que contará com Keynotes nacionais e internacionais, além de painéis com executivos C Level sobre Big Data, Cidades Inteligentes, 5G, IoT, políticas regulatórias, tecnologia cognitiva e Machine Learning, era da experiência através da democratização de conteúdo e cybersecurity. Confira os Temas dos painéis

Em 2016, o Futurecom contou com a participação de 22.000 visitas de 45 países, reunindo 250 empresas expositoras de vários continentes, 4.000 congressistas e 400 palestrantes. A expectativa da organização é a de superar esses números, com o reaquecimento da economia e a retomada dos investimentos em TI.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *