Como saber se o seu negócio é um sucesso?

Como saber se o seu negócio é um sucesso?

Uma recente discussão que acompanhei em um grupo no Facebook é a fonte de inspiração para este post, que busca apresentar respostas para uma pergunta: como saber se o seu negócio é um sucesso? Parto do princípio que existem diferentes parâmetros para avaliar o sucesso de um empreendimento. No mercado de livros, por exemplo, ser um best seller é um sinal de bons resultados, que pode estimular vendas de outras obras de um mesmo autor e fazer com que a história se transforme em peça de teatro, novela ou filme, por exemplo. 

Então, volto à questão: como saber se o seu negócio é um sucesso? Sucesso, em minha avaliação, não é um conceito absoluto. Na busca incessante por ele, podemos perceber sua flexibilidade. Não quero entrar na discussão de ser bem-sucedida na vida pessoal ou profissional, mas focar no aspecto de negócio, de ter bom desempenho à frente de uma empresa.  

Ter fila na porta da loja é sinal de sucesso? Vai depender, ou seja, é relativo. A fila é em função de alta procura ou de falhas no atendimento? Sempre me lembro dos truques das casas noturnas (danceterias ou baladas, caso prefira esses termos), onde os donos deixavam formar fila na porta para transmitir a ideia de que o local estava “bombando” (ou lacrando), quando na realidade a casa estava vazia e a fila servia como um chamariz, uma “isca” para atrair quem é louco por lugares concorridos. 

O sucesso pode ser avaliado por parâmetros internos ou externos. Em uma loja, por exemplo, o proprietário pode ter metas de vendas que são rapidamente alcançadas, o que é sinal de boa performance. Por outro lado, os números podem estar abaixo de outras unidades com o mesmo perfil de público ou quando se compara com a concorrência.

Na maior parte dos casos, o êxito de um negócio é avaliado a partir da conjugação de vários aspectos da gestão: como está o retorno do investimento, a margem de lucro, as metas de vendas (volume e valor), a taxa de recompra, a evolução, o desempenho da concorrência e do mercado como um todo, a satisfação do consumidor etc.

Não faltam gurus no mercado prontos para revelar os segredos do sucesso, seja gratuitamente ou cobrando pela consultoria, palestra, livro ou curso. Consideramos que o êxito empresarial leva um tempo para ser conquistado, pois um empreendimento pode começar com muito ímpeto, mas não manter o ritmo inicial.  

A bolha da internet, na década de 90, é um exemplo de grande aposta dos investidores em vários negócios, que depois faliram, entretanto, anos depois, o setor se consolidou. A primeira onda dos sorvetes de iogurte, nesta mesma época, traz a mente a lembrança de negócios que fracassaram, mas conseguiram voltar ao mercado e dar certo depois.  

Como saber se o seu negócio é um sucesso? Avalie os aspectos que relacionei acima, as suas expectativas e, principalmente, o retorno frente aos valores investidos. Lembrando que só conquistar visibilidade e imagem não sustentam o sucesso de uma empresa. Basta rememorar o exemplo recente das paletas mexicanas, um segmento que teve um boom, mas saturou, a maior parte das lojas franqueadas fecharam. Me arrisco a dizer que cada empreendedor terá de encontrar a sua própria fórmula de sucesso, que traz entre os ingredientes: trabalho, conhecimento, planejamento, marketing, pessoas e dedicação.
  

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