Vale do Ribeira recebe refrigeradores para armazenamento de medicamentos e vacinas contra a Covid-19

Vale do Ribeira recebe refrigeradores para armazenamento de medicamentos e vacinas contra a Covid-19

Divulgação


A ação é viabilizada pela Elektro, distribuidora de energia, que apoia o Governo do Estado no programa Vale do Futuro.

O estado de São Paulo está recebendo a doação de 139 refrigeradores científicos para armazenamento de medicamentos em unidades de saúde. Mais de 130 municípios serão contemplados, dentre eles, os da região do Vale do Ribeira.

A doação é feita pela distribuidora de energia Elektro e integra mais uma ação do Programa Vale do Futuro, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), e que recebe o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA).

As cidades do Ribeira contempladas são: Itariri, Apiaí, Cajati, Juquiá, Sete Barras, Tapiraí, Miracatu, Jacupiranga, Ilha Comprida, Eldorado, Itapirapuã Paulista, Ribeira e Barra do Chapéu.

A iniciativa levou em consideração as cidades com os menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“São equipamentos novos que irão auxiliar as cidades no armazenamento das vacinas contra a Covid. A vacinação da população é o nosso principal foco neste momento”, pontua o Secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Os refrigeradores serão utilizados para armazenamento de medicamentos e de vacinas contra a Covid-19 e serão entregues gradativamente até a próxima semana nos municípios contemplados.

Os novos equipamentos têm temperatura programável e constante (entre 2°C e 8°C), e alarmes para avisar em caso de interrupção de energia e baterias recarregáveis para suprir o frio em caso de eventual intercorrência, com autonomia de até 12 horas. Além disso, também possuem sensores e sistema de alarme remoto a distância, que realiza chamadas telefônicas se houver uma queda de temperatura ou a bateria estiver em nível baixo.

Fabricadas no Brasil, as câmaras têm capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar aproximadamente 18 mil doses de 0,5 ml.

“Trata-se de mais uma iniciativa de fomento à sustentabilidade apoiada pelo Governo do Estado e que vai ao encontro do que temos buscado que é a economia de energia e a racionalização dos recursos”, destacou o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Em contrapartida, as unidades de saúde entregarão à distribuidora equipamentos de refrigeração antigos que serão substituídos.

“Ao utilizar como estratégia o recebimento dos equipamentos de refrigeração antigos e não adequados para conservação das vacinas, estamos compensando o acréscimo de carga de 89 kW. A iniciativa da Elektro é de extrema importância social para as regiões onde atuamos e está alinhada aos compromissos do grupo de combate às mudanças climáticas e ao desperdício de energia”, enfatiza a gerente de Eficiência Energética da Elektro, Ana Christina Mascarenhas.


A Elektro, com o apoio do Estado, também forneceu a troca de lâmpadas e iluminação por modelos de LED em edifícios estaduais, mais eficientes e sustentáveis. O acordo ainda prevê ações conjuntas para o atendimento à população de baixa renda, como a doação de lâmpadas e conscientização sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica.

CONHEÇA O VALE DO FUTURO

O Programa Vale do Futuro é composto por 22 municípios e tem como objetivo transformar a região mais vulnerável do estado em um novo polo de desenvolvimento econômico e social. É um programa completo e de governança integrada entre Estado, prefeituras e a sociedade civil, que trabalham juntos.

Para transformar a região, a iniciativa conta com mais de 60 ações estratégias em quatro eixos: Emprego e Renda, Infraestrutura e Sustentabilidade; Qualidade de Vida; e Gestão e Governança.

Confira mais sobre o programa em: https://www.valedofuturo.sp.gov.br/.


Neste momento tão delicado na área da saúde, muitas empresas têm se mobilizado para cumprir sua sua visão de responsabilidade social. Veja aqui um bom exemplo dessas atitudes.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *