Programa Natureza Empreendedora divulga os 15 negócios selecionados da edição 2021

Programa Natureza Empreendedora divulga os 15 negócios selecionados da edição 2021

Imagem retirada do Site da Fundação O Boticário

Negócios de 11 municípios de São Paulo, Paraná e Santa Catarina avançaram para o processo de aceleração. Ao final, os melhores negócios serão premiados pela Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza anunciou nesta sexta (25) os 15 negócios de impacto socioambiental positivo selecionados pelo Programa Natureza Empreendedora que seguirão para a etapa de capacitação e aceleração. As três iniciativas mais bem avaliadas no final do processo serão premiadas com, ao todo, R$ 20 mil.

Com execução técnica do Sebrae, o Natureza Empreendedora está em sua terceira edição e é uma iniciativa que busca fortalecer e dar visibilidade a negócios que contribuam com a conservação da biodiversidade nos 50 municípios da Grande Reserva Mata Atlântica – o maior remanescente contínuo do bioma no Brasil, que se estende por parte do litoral e serra do mar dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Ao longo de 20 semanas, os 15 negócios selecionados passarão por capacitações de gestão, marketing, finanças, liderança e mensuração de impacto em conservação, em cerca de 30 horas de capacitação e workshops on-line. Cada negócio também terá, a cada semana, duas horas de consultoria individual e uma hora de mentoria para acompanhamento individualizado do desempenho, tirar dúvidas e compartilhar experiências.

“Identificamos que os empreendedores selecionados aliam seus negócios à conservação ambiental e desejam apoio para crescer, de forma que seu crescimento também traga maior impacto positivo à conservação da biodiversidade da região. Temos cada vez mais convicção de que as empresas – assim como governos, organizações da sociedade civil e os cidadãos de forma geral – necessitam gerar impacto ambiental positivo a partir de suas atividades”, afirma o gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, Guilherme Karam, lembrando que a imersão terá início na próxima semana com uma aula inaugural.

Os negócios selecionados foram analisados a partir da viabilidade técnica e econômica, impacto ambiental positivo e visão de futuro.

Os escolhidos estão sediados em 11 municípios de São Paulo, Paraná e Santa Catarina: Campo Alegre (Bio Cult SC), Cananéia (Jardim Mirim), Curitiba (LaLuz Brasil e Gond Local by Gondwana Brasil), Eldorado (LumiBio – Agroflorestas), Jaraguá do Sul (Nanica Chic – Eco Moda), Joinville (Mundo Vertical e Reliqua Compostagem), Juquitiba (Rio Abaixo Aventuras e Floresta kiCura), Morretes (Chácara Agroflorestal da Terra), Paranaguá (Cíclica), Piraquara (Doce Alvorada) e São Miguel Arcanjo (O Sertanista Frutas Nativas e Monkey Safari).

Natureza Empreendedora

Iniciado em 2018, o Programa Natureza Empreendedora foi estruturado a partir da identificação do potencial empreendedor da região aliado à conservação da Mata Atlântica. No ano passado, os três negócios vencedores do programa foram, o delivery on-line Olha o peixe!, que conecta a pesca artesanal e o consumidor, impactando positivamente a economia das comunidades pesqueiras, os estoques pesqueiros, a informação de qualidade sobre espécies e alimentos e o consumo consciente; a cervejaria artesanal Porto de Cima Brewing, que mantém a floresta protegida, usa ingredientes de espécies nativas, fomenta a economia local e divulga a fauna e a flora da região nos rótulos de seus produtos; e a empresa turística Ekoways, que trabalha com turismo regenerativo e se propõe a incentivar uma mudança de valores e um olhar de sustentabilidade para toda a cadeia do turismo, impactando positivamente as comunidades visitadas, as boas práticas de gestão de resíduos e a educação ambiental.

Sobre a Fundação Grupo Boticário – Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *