Reciclagem e o desafio dos resíduos de embalagens: conheça o case da eureciclo

Reciclagem e o desafio dos resíduos de embalagens: conheça o case da eureciclo

Você sabia que o Brasil recicla menos de 4% de todo o lixo (Abrelpe) gerado em seu território? Isso ocorre não apenas pela falta de hábito dos brasileiros, mas porque a cadeia de reciclagem é pouco desenvolvida. Por isso, é necessário incentivar discussões e negócios que buscam uma solução para esse problema. A reciclagem, por exemplo, é uma das maneiras de garantirmos um futuro mais sustentável e promissor para as próximas gerações, mas em um país de dimensões continentais, implementar sistemas de logística reversa é quase impossível, o que dificulta a ação das empresas para este fim.

Para melhorar o cenário de reciclagem brasileiro, em 2010 foi criada a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), complementada por decretos estaduais e acordos setoriais, que obriga as empresas a reciclarem pelo menos 22% de suas embalagens. “Comparado ao que temos no país, esse número é realmente alto, mas na Europa, que faz isso há décadas, a meta fica entre 80% e 90%, o que mostra que por aqui estamos apenas começando e temos muito a evoluir”, explica Thiago Carvalho Pinto, CEO da eureciclo, maior certificadora de logística reversa de embalagens do país.


A logística reversa é um conjunto de ações que visa ao encaminhamento ambientalmente correto de resíduos pós-consumo, ou seja, depois de descartados pelo consumidor, para que as companhias possam reaproveitar os materiais, evitando que cheguem à natureza. Considerando que um produto comprado em São Paulo (SP) pode ser descartado em Rio Branco (Acre), uma distância de mais de 3,4 mil quilômetros, é possível entender o enorme desafio do qual estamos falando. E é aí que entra a melhor alternativa para o problema: a compensação ambiental.

Se não dá para reciclar os mesmo resíduos, a melhor alternativa é compensar

O conceito de compensação ambiental define o mecanismo de direcionar resíduos equivalentes, em peso e material, para a reciclagem, com remuneração extra para os operadores de coleta e triagem pelo serviço ambiental prestado e é um mecanismo reconhecido legalmente. A eureciclo trouxe o modelo para o Brasil, inspirado no caso de sucesso da Espanha, que passou de 4,7 para quase 80% (entre 1998 e 2018) o índice de embalagens recicladas por compensação ambiental.

“Desde que iniciou sua atuação, a eureciclo já repassou mais de R$ 16 milhões a 225 cooperativas e operadores, que impactaram diretamente mais de 5,7 mil trabalhadores e 17 mil famílias”, comemora o CEO, que completa: “Ao todo, em conjunto com nossos mais de 4,5 mil clientes em todo o país, já compensamos mais de 300 mil toneladas de recicláveis, evitando que esse resíduo chegasse ao meio ambiente e causasse ainda mais prejuízo”.

Para saber mais sobre esse assunto, assista o vídeo: https://info.eureciclo.com.br/especial-esg

Sobre a eureciclo  –  A eureciclo certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo de empresas de todo o Brasil, por meio de uma plataforma de tecnologia que rastreia os dados da cadeia de reciclagem e confere consistência e escalabilidade ao processo, fornecendo para a indústria certificados de reciclagem robustos e transparentes. Para isso, utiliza o modelo de compensação ambiental, que consiste em garantir que uma massa de resíduos equivalente a das embalagens que uma empresa coloca no mercado foi destinada à reciclagem. A homologação de seus operadores parceiros é um dos pontos-chave de sua operação, uma vez que promove a formalização e o desenvolvimento do setor e os torna aptos a receberem os investimentos provenientes das empresas que buscam a adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Dessa forma, as empresas que realizam a contratação da eureciclo e optam pela compensação a nível nacional, recebem, então, o selo eureciclo para estampar suas embalagens e comunicar aos consumidores seu compromisso com a reciclagem. Todo o processo é auditado pela Ernst & Young. A empresa é certificada como Empresa B, conceito que indica um modelo de negócio voltado para o desenvolvimento social e ambiental e é a única brasileira presente no ranking 50 To Watch, lista que reúne companhias de todo o mundo que buscam soluções para combater a crise climática.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *