Branding: a exemplar gestão de portfólio da marca JEEP

Branding: a exemplar gestão de portfólio da marca JEEP

O mercado automotivo no Brasil tem passado por muitas mudanças. Quando eu comecei a acompanhar este segmento (no século passado rsrs), a líder de mercado era a Volkswagen, com o Gol, e atuava no país por meio de uma joint venture com a Ford, chamada de Autolatina (durou de 1987 a 1996).  O número de montadoras era pequeno e as outras duas que se destacavam eram a General Motors e a Fiat. 


Gol foi líder de mercado de 1987 a 2013

Ao longo das décadas, as mudanças foram muitas: a liderança de mercado da Fiat, a ascensão dos carros populares de motor 1.0, a entrada de novas montadoras europeias e japonesas, como Renault, Toyota e Honda, entre outros fatores. 

Poderia me deter em cada um desses aspectos, mas essas observações são um preâmbulo para eu abordar um assunto mais atual: o portfólio Jeep no Brasil e como a marca se destaca a partir do novo perfil de consumo de carros de passeio: o crescimento da categoria de SUVs, que hoje é a favorita do brasileiro.    

Basicamente, a Jeep tem 4 modelos e suas versões no mercado brasileiro, um portfólio bem enxuto, especialmente quando se compara com a General Motors/Chevrolet que tem cerca de 10 modelos (sem contar as versões).  

Mesmo com esse portfólio pequeno, a Jeep ocupou em 2020 a 8ª posição  no ranking de montadoras, sendo que o Renegade esteve na lista dos 10 modelos mais vendidos no ano, na 9ª posição.

Jeep Renegade


O portfólio da Jeep e a posição que os modelos ocupam nos rankings de vendas, em minha avaliação de marketing, confirma que é melhor ter um bom posicionamento e reconhecimento de marca, diferenciais consistentes nos produtos do que ter uma linha complexa, mais difícil de administrar e de aportar investimentos em todas elas.  

Em 2021, o mercado de SUVs está se consolidando como a principal do segmento automotivo e vários lançamentos foram realizados no ano para desbancar as posições do Renegade (1º) e do Jeep Compass (3º) no mercado.

Jeep Compass


Vale acompanhar esta tendência e verificar como o mercado evoluirá nos próximos meses. Mas, a Jeep não tem do que reclamar, mas ser alvo do concorrentes demanda muita estratégia e manutenção da excelência.




 

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *