Prolata promove ação oftalmológica para catadores de recicláveis da Zona Leste de São Paulo

Prolata promove ação oftalmológica para catadores de recicláveis da Zona Leste de São Paulo


Ação atendeu 59 catadores das Cooperativas de Reciclagem Central Tietê e Vitória do Belém, parceiras da Prolata

Prolata promove ação oftalmológica para catadores de
recicláveis da Zona Leste de São Paulo  

Divulgação Prolata

A Prolata, em parceria com o IRAPA (Instituto de Referência e Apoio a Projetos Assistenciais do Brasil) e o Instituto Verter, realizou uma ação de atendimento oftalmológico aos catadores de Cooperativas de Reciclagem da zona leste de São Paulo. Foram realizados exames de vista e doações de óculos, com lente e armação, para os catadores da cooperativa Central Tietê, do bairro Tatuapé, e da Vitória do Belém, do bairro Belenzinho. Ambas as cooperativas são parceiras da associação Prolata.

Da cooperativa Central Tietê, 47 catadores realizaram o exame de vista e 27 apresentaram necessidade de usar óculos. Já na Vitória de Belém, dos 12 examinados, 3 descobriram problemas de visão.

A diretora da Prolata, Thais Fagury, demonstra grande satisfação com os resultados da ação. “Para nós, é bastante gratificante poder contribuir com a qualidade de vida dessas pessoas, beneficiando a saúde visual”. Thais ainda destaca que o trabalho dos catadores é fundamental para o meio ambiente e fortalece ainda mais o sistema de logística reversa.

Prolata promove ação oftalmológica
para catadores  de recicláveis  
da Zona Leste  de São Paulo

Divulgação Prolata

Os exames foram realizados em 22 de outubro e os óculos foram entregues em 08 de novembro.

Sobre o Prolata – A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, o Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.

Sobre a IRAPA – O IRAPA do BRASIL – Instituto de Referência e Apoio a Projetos Assistenciais do Brasil é uma associação sem fins econômicos, de direito privado, pautando-se em sua visão na defesa de projetos para redução das desigualdades sociais, econômicas e ambientais. Presta serviços voluntarias por meio de seus representantes, das fortes parcerias e apoios com mesmo campo de visão.

A missão do instituto é criar e viabilizar projetos sociais, contribuindo para o fortalecimento de outras organizações públicas e privadas, oportunizando crescimento de pessoas e famílias em vulnerabilidade social e econômica, combatendo as disparidades sociais. A visão é consolidar o IRAPA DO BRASIL como referência no atendimento das organizações, para elaboração de projetos que respeitem os objetivos de desenvolvimento sustentável, através de normativas institucionais gerando autossustentabilidade comprometida com as ações da Agenda 2030.

Sobre o Instituto Verter – Organização que tem certificação de OSCIP desde 2005 e promove projetos e ações sociais com foco na promoção da saúde ocular e prevenção de cegueira em comunidades carentes.O Verter já assistiu mais de 42 mil pessoas e tem 200 voluntários cadastrados.

Sua missão é produzir conhecimento e capacitar profissionais para atuar, desenvolver assistência e pesquisas nas áreas da promoção da saúde visual, da reabilitação e da inclusão de deficientes visuais, com responsabilidade social. A visão é se tornar referência nacional em ensino, pesquisa, facilitação do acesso à assistência e inclusão, através da capacitação de profissionais na área da promoção da saúde visual de forma sustentável.

Com pessoas socialmente responsáveis e profissionais empenhados, os valores do Instituto consistem na busca do conhecimento e em ações que promovam a qualidade da vida e da visão.


Aproveite e leia o artigo sobre reciclagem de latas, publicado aqui no Reflexões do Dia.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *