Maranhão recebe Carreta Novartis da Saúde contra a hanseníase

Maranhão recebe Carreta Novartis da Saúde contra a hanseníase

Projeto itinerante gratuito oferece acesso a atendimento, diagnóstico e tratamento; confira a programação em cada município

Desde a segunda quinzena de janeiro até o final de março de 2022, a população maranhense conta com o atendimento da Carreta Novartis da Saúde, projeto itinerante que promove acesso ao diagnóstico e tratamento gratuito contra a hanseníase, além de conscientizar a população sobre os primeiros sinais e sintomas da doença. O caminhão itinerante que atua como um centro de saúde móvel – com cinco consultórios e um laboratório – acontece até 31 de março.

Nesta edição, a Carreta beneficia 20 municípios: Açailândia, Arari, Bacabal, Balsas, Caxias, Codó, Coroatá, Grajau, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Lago da Pedra, Paço do Lumiar, São Jose de Ribamar, São Luís, São Mateus do Maranhão, São Pedro Água Branca, Timon, Viana, Vitoria e Zé Doca.

Anualmente, a hanseníase atinge cerca de 30 mil brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, deixando o país na vice-liderança no ranking mundial da doença, atrás apenas da Índia, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com atuação há mais de 10 anos, a Carreta Novartis da Saúde já passou por cerca de 500 municípios (18 estados), realizou mais de 70 mil atendimentos gratuitos e é responsável por cerca de 25% de todos os diagnósticos realizados no país.

“Infelizmente, a hanseníase é uma doença negligenciada que deveria ter sido eliminada, mas ainda é uma realidade do Brasil. Por isso, como parte da estratégia de Responsabilidade Corporativa da Novartis, na frente de saúde pública, investimos anualmente R$ 1 milhão neste projeto, estabelecendo uma parceria de confiança com o Ministério da Saúde, com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para promover acesso a tratamentos à população” além de oferecer a medicação do tratamento que reflete na cura e está disponível gratuitamente em toda a rede pública do Brasil, afirma Michelle Ehlke, Diretora de Saúde Global & Responsabilidade Corporativa da Novartis Brasil.

O projeto está sendo desenvolvido em um esforço conjunto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Confira abaixo a programação deste ano da Carreta Novartis da Saúde:

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *