Grupo do curso de Oceanografia da Univali é selecionado para projeto na África do Sul

Grupo do curso de Oceanografia da Univali é selecionado para projeto na África do Sul

Quatro estudantes e uma professora integram projeto oceanográfico internacional sobre as Correntes das Agulhas


Carolina Costa, Gustavo Munhoz, Lucas Gavazzoni e Thayse Fonseca, estudantes do curso de Oceanografia da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), acompanhados da professora e pesquisadora Camila Burigo Marin, foram selecionados para integrar equipe de programa de treinamento e pesquisa na Corrente das Agulhas, localizada no sudoeste do oceano Índico, junto à costa oriental da África do Sul.

O treinamento, que ocorre entre os dias 27 de junho e 7 de julho, contará com pesquisadores de diversas instituições e tem como foco a formação de profissionais, troca de experiências, tecnologia e a realização de pesquisas oceanográficas. Na ocasião, a professora Camila palestrará sobre qualidade de água e análise de microplásticos.

Para a atividade, o grupo da Univali desloca-se até a Cidade do Cabo, capital da África do Sul, onde receberá parte do treinamento. Na sequência eles embarcam para o cruzeiro oceanográfico no navio SA Agulhas II, do Departamento de Florestas, Pescas e Meio Ambiente da África do Sul. Na ocasião ocorrerá o treinamento combinado com pesquisa de uma série de estações de coleta ao longo da Corrente das Agulhas.

Conhecido como Agulhas System Climate Array (Asca), a iniciativa é um projeto oceanográfico internacional desenvolvido pela África do Sul em parceria com Estados Unidos e a Holanda. O foco da coleta de amostras é monitorar o sistema de Correntes das Agulhas para, por meio de diversos indicadores oceanográficos, acompanhar sua influência no clima bem como possíveis alterações provocadas pela ação humana.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *