Livro traz análises da imagem internacional do Brasil na última década

Livro traz análises da imagem internacional do Brasil na última década

“O Brazil é um país sério?” reúne artigos que refletem sobre a decadência da reputação política e econômica da Nação


“Dez anos separam dois Brasis distintos”. O País que no início do século parecia estar decolando com perspectiva de se tornar uma das grandes potências do mundo perdeu o rumo em menos de uma década. Da euforia dos tempos em que era chamado de “bola da vez”, o Brasil viu seu prestígio desabar e passou à depressão de se ver quase um pária internacional, isolado e sem influência. É com essa avaliação que o jornalista e pesquisador em imagem internacional do Brasil Daniel Buarque inicia sua nova obra, intitulada O Brazil é um país sério? (editora Pioneira), a qual terá lançamento, em julho.

Em uma coletânea de ensaios e artigos produzidos pelo autor ao longo de mais de uma década e retrabalhados para o novo livro, o lançamento apresenta e propõe ao leitor reflexões sobre os diferentes aspectos relacionados ao status do País perante o mundo, os quais estão ligados à reputação política e econômica, entre os anos 2010 e 2020. Para tanto, o especialista analisa a percepção externa desta década por meio de aspectos teóricos e práticos, discutindo os impactos da imagem global para a realidade brasileira.

Apesar da pergunta que virou título da obra, o novo livro não pretende fazer um julgamento sobre a situação do Brasil, mas entender a transformação do prestígio nacional. Partindo deste pressuposto, o intuito é apenas mostrar como a reputação mudou ao longo dos anos e como esta oscilação impactou diretamente na imagem do Brasil. Na análise feita por Daniel Buarque, nota-se que, independentemente do trabalho para promover sua marca global, a percepção no resto do mundo é de que a falta de estabilidade interna faz parecer um País não muito sério.

CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA

Para a produção da obra O Brazil é um país sério?, o autor reuniu ensaios escritos a partir de artigos acadêmicos, artigos de opinião, análises, crônicas, posts de blog, reportagens e entrevistas sobre a imagem do País no exterior. O material foi produzido em sua maioria entre 2015 e 2021, e é formado e influenciado pela atuação profissional e acadêmica de Daniel Buarque em torno do tema, que ocorre desde 2006.

Daniel Buarque

“Os textos foram retrabalhados e atualizados para consolidar uma narrativa mais coesa do período em que a reputação do Brasil desabou, além de explorar as raízes do interesse nacional pelo tema e analisar os impactos disso para o País. A coletânea trata de diversos aspectos da percepção do Brasil no exterior e permeia a discussão sobre essa possível seriedade do País. Seria o Brasil um país sério?”, questiona Daniel Buarque em um dos trechos do novo livro.

A pergunta, infelizmente, não tem uma resposta simples. “É fácil ver a oscilação de imagem citada acima. Houve um momento de ascensão em que o Brasil era visto como uma Nação cada vez mais séria, mas a sucessão de crises que pioraram sua reputação no mundo voltou a pôr em dúvida essa seriedade”, complementa o autor em outro trecho da obra.

SERVIÇO

FICHA TÉCNICA DO LIVRO

Título: O Brazil é um país sério? – Ensaios sobre a imagem internacional, da euforia à depressão

Autor: Daniel Buarque

Editora: Pioneira

Páginas: 208

Ano: Julho/2022 – Lançamento

ISBN: 9786587933047

Preço Sugerido: R$ 69,90

SOBRE O AUTOR:

Daniel Buarque é jornalista e pesquisador especialista em imagem internacional do Brasil. Desenvolve estudos sobre o status do País no exterior, desde 2009, como repórter e como acadêmico durante mestrado e doutorado em relações internacionais peloKing’sCollege London. É autor de seis livros, incluindo Brazil, um país do presente (Alameda), sobre o aumento do prestígio do País no início do século.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *