Parceria entre Prolata e SindusCon-SP já reúne 17 construtoras e 104 obras

Parceria entre Prolata e SindusCon-SP já reúne 17 construtoras e 104 obras

Termo de parceria firmado em 2020 contabiliza 237.028 Kg de latas de aço coletados pela Prolata nas obras das construtoras


A parceria entre a Prolata, associação sem fins lucrativos dedicada à cadeia de logística reversa das embalagens de aço, e o Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) já reúne 17 construtoras e 104 obras participantes. Por meio do trabalho de coleta da startup Rafa Resolve, parceira da Prolata que atua no mercado de resíduos da construção civil, as latas de aço utilizadas nos canteiros das obras estão sendo destinadas à revalorização. Até o momento, já foram coletados 237.028 Kg de latas.

As construtoras cadastradas são: Adolpho Lindenberg Construtora; Concrejato Serviços; Consórcio Lopes Kalil; Cyrela; Engelux; Even; Fawer; Pedro Rodolfo Engenharia; Lanças Engenharia; Tegra; Plano e plano; Patriani; Mbigucci; Sinco Engenharia, Trisul, Tecnisa e Vinx.

Firmada em outubro de 2020, a parceria tem como objetivo fortalecer o sistema de logística reversa, que viabiliza o procedimento de coleta e a restituição de determinados resíduos sólidos do setor empresarial, conforme previsto pela Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). 

De acordo com Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e diretora da Prolata, as embalagens e os resíduos originados em obras são geração de pessoa jurídica e a responsabilidade é exclusiva da obra. “O programa Prolata oferece uma facilidade para o descarte”, ressalta.

Sobre o Prolata
A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, o Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.

Sobre o SindusCon-SP
O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *