ABREE e Salvador inauguram Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos

ABREE e Salvador inauguram Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos

Instalação da Central vai assegurar a destinação ambientalmente correta dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos na capital baiana


Marcelle Carvalho de Moraes (Secretária Municipal de Sustentabilidade e Resiliência de Salvador), Marcos Carvalho Silva (Sócio Proprietário da BDP Waste), André França (Secretario de Qualidade Ambiental do ministério do Meio Ambiente), Helen Brito (Gerente de Relações Instrucionais da ABREE), Marcus Willian Oliveira (Sócio Proprietário da Circular Brain).

A ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos em parceria com o Ministério do Meio Ambiente inauguraram a Central de Logística Reversa que facilitará o descarte ambientalmente correta dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de Salvador. Com objetivo de estar presente em todo Brasil, a entidade já calcula quase 3,7 mil pontos de recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos instalados pelo país, estando presente em mais de 1,2 mil municípios brasileiros. Somente no Estado da Bahia é possível encontrar 175 pontos de recebimento, que em sua maioria estão presentes no varejo, sendo 39 localizadas em Salvador e que nesta semana acaba de ganhar mais uma unidade.

“O início desta parceria significa mais um passo importante para o avanço da reciclagem no Brasil. Com a inauguração da Central em Salvador, mais uma região receberá os benefícios da logística reversa. Com isso, será possível conscientizar a população e seu apoio no processo de descarte ambientalmente correta dos produtos, evitando assim o aumento da poluição nas vias, rios e mares, com emissão de gases e metais pesados que fazem mal para a saúde da população”, explica Helen de Souza Brito, gerente de relações institucionais da ABREE.

O evento de inauguração aconteceu na BDP WASTE e contou com a presença de autoridades como, Marcelle Carvalho de Moraes (Secretária Municipal de Sustentabilidade e Resiliência) e André França (Secretário de Qualidade do Ministério do Meio Ambiente). Além disso, esteve presente também Marcus William Oliveira (Sócio Proprietário Circular Brain), Marcos Carvalho Silva (Sócio Proprietário da BDP WASTE) e Helen Brito (gerente de relações institucionais da ABREE).

O cuidado com o ciclo de vida dos produtos cresceu nos últimos 2 anos com início da vigência do Decreto Federal 10.240/2020. Essa legislação prever metas e objetivos específicos para o descarte dos produtos eletroeletrônicos, definindo a responsabilidade compartilhada por parte dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.

Vale ressaltar que segundo o Governo Federal a realização da reciclagem dos produtos possui a capacidade de inserir mais de R$ 700 milhões na economia brasileira, além de gerar dez mil empregos.

A ABREE, como entidade gestora do setor, possibilita que a população encontre os pontos de recebimento mais próximos, por meio do CEP, além de possuir uma lista completa de quais produtos podem ser descartados. São alguns exemplos: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para saber mais, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *