Livro Arte do Jornalismo terá distribuição gratuita para 226 escolas públicas

Livro Arte do Jornalismo terá distribuição gratuita para 226 escolas públicas

Ao todos serão distribuídos 2.400 exemplares do livro que reúne as reportagens vencedoras do projeto sobre sustentabilidade. Reportagens são de autoria dos próprios alunos participantes e foram realizadas em 10 cidades de 6 estados brasileiros
Livro: Arte do Jornalismo – Caminhos da Sustentabilidade
(edição exclusiva para distribuição gratuita nas escolas públicas participantes do projeto).

Horizonte Educação

Alunos das 226 escolas públicas participantes do projeto Arte do Jornalismo – Caminhos da Sustentabilidade recebem em agosto, na volta às aulas, exemplares do livro homônimo do projeto que impactou mais de 4 mil crianças com o desafio de discutir, por meio do jornalismo sério, a sustentabilidade em suas cidades, tendo como foco principal as metas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidas na agenda da ONU até 2030.

Com a entrega gratuita dos 2.400 exemplares do livro para as 226 escolas públicas participantes, o projeto chega a sua última etapa. O livro reúne 30 reportagens vencedoras, de autoria dos próprios alunos, e é o produto final do projeto que vem percorrendo 10 cidades brasileiras desde setembro de 2021 com oficinas de capacitação, workshops e entrega dos jornais estudantis regionais. Nesta maratona, os alunos foram estimulados a refletir sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e, com a orientação de seus professores e das equipes pedagógicas do projeto, puderam realizar pesquisas ou entrevistas e redigir suas reportagens. As matérias selecionadas compuseram um jornal estudantil de cada cidade, cuja nomeação e montagem também aconteceu com a participação dos alunos e professores num wokshop de diagramação realizado nas escolas. Foi um dia do design em que os alunos aprenderam a editar o jornal impresso, definir fonte, cores, imagens e o nome do jornal que representaria sua escola.

Alunos contam sua experiência com o jornalismo

Relatos de alunos que participaram do projeto destacam que a experiência com o jornalismo foi um estímulo ao debate e à conscientização para a sustentabilidade. Grande parte dos temas das reportagens vencedoras, e que integram o livro, são sobre questões que já refletem no dia a dia de suas cidades, como poluição dos rios, ausência de espaços verdes para lazer, qualidade do transporte público, entre outros. Mas no radar dos jovens alunos houve interesse também por temas ligados à desigualdade social, como é o caso do aluno Ivonaldo, de Uberaba. “O tema que eu escolhi foi mulheres na política e fala sobre a luta que elas tiveram para conquistar seu lugar”, comenta o adolescente Ivonaldo Alves dos Santos, aluno da escola estadual Gabriel Toti e autor de uma das reportagens selecionadas pelo projeto e publicadas no jornal da sua cidade, o Uberaba Sustentável.

“Fico muito orgulhoso de saber que meu nome está naquele jornal, que a gente conseguiu produzir a capa, que tivemos ideias. Para mim foi uma experiência muito legal e a gente ainda está falando de uma coisa muito importante que é o Rio Itapetininga”, afirmou Luiz Fernando Nascimento Felício, co-autor da reportagem sobre o documentário Rio Itapetininga e seu Significado Cultural, do Coletivo Aliança Socioambiental (ASA). Luiz é aluno da escola Darcy Vieira, em Itapetininga – SP, e sua reportagem foi publicada no jornal da sua cidade, o Itapê News.

Balanço do projeto do Arte do Jornalismo – Caminhos da Sustentabilidade

Segundo dados da Horizonte Educação e Comunicação, criadora do projeto, a iniciativa impactou 4.380 estudantes e 152 professores do ensino público das cidades por onde o projeto passou. O Arte do Jornalismo teve o patrocínio da Dexco, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e passou por 10 cidades em 6 estados brasileiros: Santa Catarina (Urussanga e Criciúma), São Paulo (Jundiaí, Agudos e Itapetininga), Pernambuco (Cabo de Santo Agostinho), Paraíba (João Pessoa), Rio de Janeiro (Queimados) e Minas Gerais (Uberaba). Ao todo, 169 reportagens foram inscritas com temáticas como consumo consciente, poluição de rios, abastecimento de água, energia limpa, melhorias no transporte público, preconceito, gravidez na adolescência, mulheres na política, entre outros.

“Com a distribuição gratuita do livro fechamos um ciclo vitorioso de um projeto que se mostrou eficiente para engajar alunos e professores numa temática cada vez mais relevante que é a sustentabilidade. Entendemos que ao discutir os caminhos da sustentabilidade por meio do jornalismo como expressão é proporcionar reflexão e pensamento crítico nesta juventude” avalia Allan de Amorim, coordenador do projeto na Horizonte.

Galeria de imagens

Confira fotos com o registro das entregas dos jornais nas escolas

Assista o vídeo institucional com depoimentos de alunos e professores

Baixe gratuitamente o pdf do livro Arte do Jornalismo – Caminhos da Sustentabilidade

Saiba mais sobre todas as etapas acessando o site oficial do projeto em: http://artedojornalismo.com.br/

Ficha técnica – livro e projeto

Realização: Horizonte Educação e Comunicação

Diretor Geral: Peter Milko

Diretor Administrativo: Mauro de Melo Jucá

Coordenador de Projeto: Allan de Amorim

Diretor de Arte: Roberto Morgan

Texto: Ricardo Prado, Edson Grandsoli e Pollyana Ferrari

Oficinas: Thaís Brianesi

Workshops: Joana Brasileiro

Apoio: Mirella Tavares da Silva, Ane Coelho e Danilo Takahara

Comissão Julgadora: Aron Belinky, Cláudia Costin, Geraldo Junior e Jhonathan Oliveira

Comissão Avaliadora: Thais Brianezi e Carmen Gattas

Patrocínio (Lei Federal de Incentivo à Cultura): Dexco



Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *