Microsoft lança treinamento para professores e tutores sobre dislexia, em parceria com Made By Dyslexia

Microsoft lança treinamento para professores e tutores sobre dislexia, em parceria com Made By Dyslexia

Treinamento gratuito e digital é disponibilizado para professores e pais de alunos com o diagnóstico

A Microsoft acaba de lançar, em parceria com a Made By Dyslexia, instituição sem fins lucrativos especializada em atuar com pessoas diagnosticadas com dislexia, um treinamento focado em garantir que as crianças com o diagnóstico tenham educação e acompanhamento adequados durante o retorno às aulas em agosto.

De acordo com dados da Made By Dyslexia, uma em cada cinco crianças que possui dislexia, tem as habilidades necessárias para os empregos do futuro, como são chamados pelo Fórum Econômico Mundial. São características que incluem competências como liderança, influência social, criatividade, iniciativa e geração de ideias. Entretanto, 80% dessas crianças saem da escola sem o devido acompanhamento e, por consequência, não se capacitam. Neste contexto, os tutores e professores são quem detêm o poder de desenvolver plenamente o potencial nestas crianças.

“Queremos contribuir, por meio dessa parceria, para uma capacitação especializada para alunos com essa condição, oferecendo treinamento gratuito para que os tutores deem todo o apoio necessário para que estes estudantes consigam ter melhores condições de aprendizado e as capacitações necessárias para ingressar no mundo de trabalho”, diz Fabio Hara, gerente de Marketing para audiência de Professional Developers na Microsoft Brasil.

O módulo está disponível no Microsoft Learn, plataforma com diversos cursos gratuitos, de diferentes áreas e níveis de conhecimento e foi desenvolvido em parceria com as principais referências em dislexia em um curso dividido em dois níveis:

* Nível 1: A Conscientização sobre a Dislexia, que prepara todos os professores e tutores com os conceitos básicos para identificar, apoiar e capacitar todas as crianças com dislexia.
* Nível 2: O Ensino para a Dislexia, que aprofunda o conhecimento sobre a dislexia na sala de aula. Os vídeos são cheios de estratégias e soluções especializadas, mostrando que tipo de conteúdo ensinar, as razões por trás da dislexia e como educar crianças que tenham esse diagnóstico.

A iniciativa é uma das muitas ações do programa Mais Brasil, um plano abrangente lançado em outubro de 2020 com o intuito de ampliar o compromisso de longo prazo da Microsoft com o país, que já dura 33 anos, tendo como um dos pilares a educação, capacitação profissional e empreendedorismo.

De outubro de 2020 a abril de 2022, mais de 5 milhões de pessoas foram alcançadas (começaram um curso) com diferentes iniciativas da Microsoft de qualificação ou requalificação e quase 900 mil concluíram, pelo menos, um curso. Nesse período, foram contratadas mais de 95 mil pessoas que fizeram esses cursos e mais de 3,2 mil professores e tutores (train the trainers) foram capacitados em nossas iniciativas.

Compartilhar esse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *