A privacidade em um mundo instagramável

A privacidade em um mundo instagramável

*Por Chris Santos


Sabemos que os relacionamentos e comportamentos das pessoas na vida cotidiana são complexos e as alterações nem sempre são visíveis imediatamente, mesmo para quem se dedica a estudá-las. Sob o amplo conceito de “mundo contemporâneo” ou “pós-moderno”, vários fenômenos sociais são objetos de reflexão dos profissionais de áreas como a Sociologia, a Antropologia e a Psicologia.

Lançado em 1997, o SixDegrees é considerado a primeira rede social on-line do mundo, que atingiu a marca de 3,5 milhões de usuários. Hoje, os números de usuários das redes ultrapassam o patamar dos bilhões. Estima-se que o Facebook tenha 2,9 bilhões de usuários, o YouTube tenha 2,5 bilhões, enquanto o número de usuários do Instagram gire em torno de 1,4 bilhão, conforme dados do DIGITAL 2022: GLOBAL OVERVIEW REPORT.

Com o advento e o crescimento das redes sociais, o principal palco das interações cotidianas foi ampliado e talvez possamos dizer que o universo virtual ganha mais protagonismo. Muitos de nós têm “amigos” com os quais interagimos apenas por meio das redes sociais e acompanhamos as suas atividades diárias. Mas, será que refletimos sobre o quanto de nossa privacidade relevamos ou o quanto os outros revelam de sua intimidade?

Se, até bem pouco tempo, existia uma linha mais delimitada entre comportamentos públicos e os privados, podemos dizer que, atualmente, esta linha é bem mais tênue. Mesmo cercados por grupos de estranhos, as discussões de questões pessoais ocorrem no feed das redes sociais.

Como conduzir debates sobre proteção da privacidade quando o espaço doméstico, o corpo, a família, o sexo, os filhos e o trabalho são expostos diariamente em mais de uma rede social?

Mesmo que a tarefa seja difícil, existem perguntas que devemos enfrentar: o que deveria ser compartilhado abertamente ou o que deveria ser reservado para a intimidade? Até que ponto o usuário está disposto ou consciente de que precisa gerenciar sua privacidade? Estarão as pessoas cientes dos impactos de posts e comentários em sua reputação? Como a criação de um ambiente lindo e “instragramável (esteticamente bonito e estilizado) afeta a saúde mental?

Como disse Edgar Morin, “a complexidade não é a chave do mundo, mas o desafio a enfrentar, por sua vez, o pensamento complexo não é o que evita ou suprime o desafio, mas o que ajuda a revelá-lo e às vezes a superá-lo”.

Por isso, acredito que as perguntas apresentadas neste artigo lançam as sementes para uma reflexão sobre a evolução, as possibilidades, as limitações e os perigos da sociabilidade em rede, que serão pontuados em artigos futuros no Reflexões do Dia, inclusive por meio de resenhas de livros.

*Chris Santos é uma profissional com mais de 30 anos de experiência em comunicação corporativa, assessoria de imprensa e marketing digital. Com bacharelados em Relações Públicas e em Ciências Sociais, pela USP; especialização em Gestão de Processos Comunicacionais (USP); MBA em Gestão de Marcas (Branding), pela Anhembi-Morumbi; e mestre em Comunicação e Política, pela UNIP. Tem se dedicado ao estudo de tendências nas áreas de marketing digital, jornalismo, comunicação e política e tecnologias da comunicação e informação.


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